26 de abr. de 2013

REUNIÃO COM PROFESSORES

Realizamos uma reunião com os professores da nossa escola (EMEF José Mariano Beck), na qual apresentamos os nossos projetos e convidamos as turmas a também produzirem vídeos sobre as questões das provas da OBR. Também lembramos que os alunos podem preparar-se para OBR, modalidade teórica,  indo até o Laboratório de Informática e acessando o Jogolimpo.

24 de abr. de 2013

AULA DE PROGRAMAÇÃO - SEGUIDOR DE LINHA

Os grupos estão se organizando, construindo os robôs e pensando na programação. Para aprimorar o trabalho, o aluno Douglas deu uma aula de programação para o restante do grupo. Neste ano temos vários alunos novos que ainda não sabem programar, usando o NXT. Foi um momento de troca de conhecimentos entre alunos!



PREPARANDO A MESA DE TREINO PARA OBR

Para podermos treinar para OBR 2013, estamos preparando uma mesa... hoje pintamos o tampo da mesa.



JOGOLIMPO - 4º ENCONTRO

Na semana de 23 a 26 de abril, resolvemos montar os jogos de 2012 usando o EDILIM. Combinamos os grupos e nos dividimos. Também estabelecemos a cor predominante dos jogos de 2012. Ficou acertado que os jogos já estarão com narrações. 
Este não é o formato definitivo, pois ainda precisamos:
- fazer a tradução em Libras das provas de 1º nível;
- aprender a fazer uma programação que não "embaralhe" as respostas para que a narração seja eficiente para quem não consegue enxergar para ler ou ainda não é alfabetizado.
O momento de construção de jogos usando o EDILIM foi importante porque va´rios colegas são novos na equipe e não sabiam usar o programa. Além disso, outros conhecimentos são importantes para fazer os jogos:
- saber faze printscr da tela;
- trabalhar a imagem no paint;
- salvar a imagem na extensão que o EDILIM aceita (jpeg);
- baixar programas da internet (Audacity, conversor de áudio, etc) e instalar no computador;
- gravar as narrações no Audacity;
- converter a gravação para mp3.
Em breve, estaremos disponibilizando os jogos na página da Escola.

22 de abr. de 2013

10 de abr. de 2013

JOGOLIMPO - 3º ENCONTRO

Relatora: Laura


A gente começou a ler a apostila “FrontPage” que explica como funciona este programa que faz página  de internet.
Depois, fizemos vários testes, usando o programa Frontpage:
- cor de fundo;
- colar imagem;
      - formatar letra;
      - colocar hiperlink para de uma página para outra.
Iniciamos a exploração de como montar uma questão de com opção de múltipla escolha, mas não descobrimos como validar apenas a questão certa. Esse é o nosso desafio para as próximas aulas, além de conseguir colocar áudio e vídeo nas páginas!  







VIDEOLIMPO E JOGOLIMPO

Dia 9 de abril, recebemos mais dois colegas novos que passarão a integra a Equipe Legol: o Jeferson e a Deise. na semana passada já tínhamos recebido o Marcos William que retornou ao grupo após ficar um ano afastado.
MARCOS

DEISE (DIREITA)

JEFERSON (CINZA)

Ficamos muito felizes com os" reforços", pois temos muito trabalho pela frente e é sempre muito bom poder contar com mais colegas na jornada!
Para receber os novos integrantes, fizemos uma apresentação dos dois projetos de pesquisa nos quais estamos trabalhando: Jogolimpo e Videolimpo. Apresentamos os vídeos produzidos até agora. Aproveitamos a sessão de projeção e já avaliamos o material produzido, percebendo algumas questões que podem ser melhor trabalhadas nas próximas produções:
- cenário;
- enquadramento;
- fundo;
- usar gravações de voz com imagens ao invés de gravar o aluno falando e depois mostrar o objeto.

5 de abr. de 2013

OBR PRÁTICA

Dia 5 de abril, iniciamos os treinos para a participação na OBR Prova Prática 2013. Inicialmente lemos todas as regras. Depois, organizamos as equipes. Para isso, escolhemos os líderes, pensando nos alunos que têm mais conhecimentos de robótica e de campeonatos. A seguir, sorteamos quem ficaria em cada grupo, evitando as "panelinhas".
A tarefa inicial foi começar a planejar o robô para a competição!






4 de abr. de 2013

3 de abr. de 2013

VIDEOLIMPO - 4º ENCONTRO

Relatora: Carmen


         Primeiro nós nos reunimos para decidir os grupos e editar o que já estava filmado.
     Conseguimos também uma filmadora nova (da escola) e assim conseguimos fazer três grupos.

         Eu fiz uma abertura em casa para mostrar aos meus colegas e ver se eles concordavam em botar nos vídeos, e todos concordaram, sendo assim, temos uma abertura padrão para os vídeos.
          Fizemos uma tabela para ir controlando o andamento dos trabalhos, marcando quais vídeos já fizemos e os que faltam. O que está pintado é o que já foi postado e está lincado na página da equipe.










4