26 de mar. de 2010

Conversações Pedagógicas 2007

Os alunos apresentaram seus trabalhos nas Conversações Pedagógicas de 2007 (2/12/2007):




Alunos exibiram a performance dos robôs que construíram


EDUCAÇÃO

Escolas mostram o sucesso do ingresso da robótica no currículo

Alunos das escolas municipais de Ensino Fundamental José Mariano Beck e Lauro Rodrigues deram uma mostra do sucesso da implementação de robótica na rede pública de ensino de Porto Alegre. A apresentação ocorreu na manhã de hoje, 12, no evento "Conversações internacionais: composições do pensamento educacional", no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia).



Compenetrados e entusiasmados, os alunos exibiram a performance dos robôs que construíram com legos, em aulas diferenciadas que envolveram diversas áreas do conhecimento e mudanças de comportamento. Coordenadora pedagógica de Educação Tecnológica na Secretaria Municipal de Educação (Smed), Denise Eggers lembra que as escolas começaram a trabalhar com robótica no segundo semestre deste ano, após receber kits doados pela mantenedora.



“A experiência já está resultando em melhoria no comportamento dos alunos, que ficaram mais organizados, autônimos e responsáveis”, frisou Denise, com base no relato que recebe das escolas. Acrescentou que a novidade despertou o interesse e vem mobilizando a comunidade escolar.



Uma das professoras que trabalha com robótica na Mariano Beck, Luciana Tadewald, também ressalta a importância da novidade levada às escolas pela Smed. De acordo com ela, além de possibilitar o trabalho com as diferentes áreas do conhecimento, a robótica exige dos alunos espírito de equipe, planejamento e organização.



Superação - Com poucos meses de ingresso da robótica no currículo da escola, a professora Luciana comemora uma conquista com seus alunos: participará, em 2008, em São Paulo, da etapa brasileira da competição First Lego League (FLL). Para Luciana, os alunos compreenderam que o projeto de robótica implementado na Rede Municipal de Ensino vai muito além da montagem de peças de lego para construir um robô capaz de cumprir comandos programados no computador. Grande parte deles, a maioria filhos de papeleiros e carroceiros da Vila Pinto, descobriu na novidade uma outra janela para ver e entender o mundo.



Para isso, os alunos venceram etapas que exigiram desafios: “Mudei meu comportamento, o jeito de falar com os colegas e aprendi a compartilhar”, resumiu o aluno Alan Everton Alves, 11 anos, da turma B33 da Mariano Beck. Trabalhando com robótica na Lauro Rodrigues, o professor Antônio Toffoli acrescenta: “Ainda não temos a dimensão do que podemos fazer com essa ferramenta maravilhosa doada pela Smed”.





--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE O SEU RECADO: