25 de jul. de 2010

Avaliação do 1º semestre 2010

     A turma B31 conseguiu criar as contas de e-mail, os blogs e fazer um Projeto de Aprendizagem (pergunta inicial, hipóteses, mapa conceitual, pesquisa e postagens). Contudo, não foi possível avançar na produção textual dos alunos, porque tive redução de carga horária e não houve tempo para as intervenções necessárias. Também alguns alunos tiveram muitas faltas, o que dificulta no avanço do trabalho. Eu e a profª Maria Luiza decidimos que os alunos "colariam" textos da internet nos seus blogs neste primeito momento, aprendendo a fazer postagens e indicar a fonte de pesquisa e encerrariam seus PAs. Na volta das aulas (2º semestre), iniciaremos outros PAs e desta vez, pensamos em realmente investir na formação de alunos pesquisadores, pois já estão dominando melhor ferramentas da informática (entrar nos blogs, postar, pesquisar na internet, etc). Pretendemos intensificar as produções na sala de aula e biblioteca!
De qualquer forma, avalio como muito produtivo o semestre, pois os alunos da turma B31 adquiriram postura para trabalhar no Laboratório de Informática, que antes era visto por eles como lugar para jogar! Aprenderam a ouvir as explicações e realizar as propostas. Também conseguiram avançar nos conhecimentos das ferramentas de informática (copiar, colar, salvar, criar pastas, etc). Houve uma alfabetização digital!
Já o grupo de Robótica apenas consegiu crir suas contas de e-mail e blogs, pois iniciaram o trabalho no mês de junho.
Para o 2º semestre, os dois grupos serão desafiados a desenvolver Projetos de Aprendizagem completos! E nós professoras, somos desafiadas a promover espaços para que todas etapas aconteçam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE O SEU RECADO: